Coisas de Destaque

“Se você não for cuidadoso os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as que estão oprimindo” (Malcolm X – 1925-1965)

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” (Joseph Pulitzer – 1847-1911)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

São brasileiros os ônibus que transportam craques, cartolas e passageiros

Ônibus que a Seleção Brasileira usará na Copa está personalizado

Milton Jung

Marcos Pompeu pega ônibus às 6h no extremo sul da cidade de São Paulo a caminho do trabalho. São quase três horas de viagem, nos dias de maior movimento, até a região central, passando por corredores improvisados e parando em congestionamentos intermináveis. Neste mês da Copa, ele está entusiasmado com a possibilidade de o Brasil lhe dar mais uma alegria no futebol. Adoraria assistir a um dos jogos da Seleção, ao vivo, mesmo que fosse contra a Coreia do Norte que considera a “mais fraquinha de todas”.

Estivesse em Johannesburgo, Marcos se sentiria em casa (ou quase). Aqueles ônibus que rodam nas pistas segregadas da cidade sul-africana são iguaizinhos (ou quase) aos que ele usa diariamente na capital paulista. Isto porque veio do Brasil boa parte dos ônibus usada no sistema de transporte urbano, não apenas na capital executiva, mas também em Porto Elizabeth e Cidade do Cabo, entre outras cidades.



A Marcopolo, de Caxias do Sul, exportou cerca de 800 carrocerias para veículos convencionais e articulados - estes com capacidade de até 112 passageiros. A fabricante brasileira atuou em parceria com construtores de chassis como Scania, Mercedez Bens e Volvo. Graças a Copa do Mundo, os negócios com a África do Sul cresceram 286,6% ao se comparar os anos de 2008 e 2009.



As seleções, os dirigentes da Fifa e organizadores também foram atendidos com encomendas especiais pela Marcopolo.



A turma de Joseph Blater, por exemplo, não precisará se preocupar com o frio intenso nesta época do ano. Os dois ônibus modelo Multego que transportarão os cartolas tem ar condicionado ecológico, capacidade para 39 passageiros, e poltronas mais amplas que as convencionais. Geladeira, área de convivência com mesa, monitores de TV LCD especiais, mais finos que os aparelhos encontrados no mercado, são luxos que estarão à disposição deles.



O ônibus que leva a seleção de Dunga (e nossa, também) que você vê nas imagens divulgadas aqui no Terra circulando entre o campo de treino e o estádio, o estádio e o hotel, foi construído no Brasil, também. E não é um privilégio nosso. Todas as demais seleções serão servidas com o mesmo conforto. A curiosidade é que apesar de ter o carimbo do fabricante verde e amarelo, a marca que aparece na lataria com destaque é a da montadora de automóvel Hyundai, patrocinadora da Copa.

O jornalista Ádamo Bazani, além de trabalhar na rádio CBN, é busólogo, título concedido aqueles que são especialistas e admiradores de ônibus (sim, eles existem, e são muitos). Ele me explicou que o governo sul-africano no período em que planejava o sistema de transporte para atender as exigências da Copa do Mundo, enviou representantes ao Brasil para conhecer o modelo usado em Curitiba, no Paraná, e do corredor do ABC, na região metropolitana de São Paulo. Além disso, foram à Colômbia, onde se inspiraram no Transmilênio de Bogotá, considerado um dos sistemas de transporte de passageiros rápidos mais desenvolvidos do mundo.



Conhecido pela sigla BRT - Bus Rapid Transit, o uso de pistas segregadas para ônibus é eficiente e mais barato:



“A eficiência de um corredor de ônibus moderno, com sistema de pagamento antes do embarque, estações elevadas que permitam que o solo fique na mesma altura do assoalho do ônibus, sistemas de informação eletrônica sobre linhas e horários e pontos de ultrapassagem deixam o ônibus no mesmo nível de eficiência de qualquer sistema ferroviário, porém com um custo que pode ser até 100 vezes menor e com menos interferência de obras e desapropriações do espaço urbano”, explicou Ádamo.



Apesar da escolha certa, o sistema de transporte tem apresentado falhas nestes primeiros dias de movimentação nas cidades da Copa. Na semana passada, por exemplo, centenas de torcedores chegaram atrasados ao amistoso da seleção da África do Sul contra a Colômbia, no Soccer City, devido a extensos congestionamentos. E não foi por falta de ônibus, mas de credibilidade. Os sul-africanos ainda não acreditam na eficiência dos corredores segregados e no serviço oferecido pelas empresas de ônibus, no que se parecem muito com o paulistano Marcos Pompeu que não crê nas soluções anunciadas pela prefeitura de São Paulo que promete agilizar o deslocamento da zona sul para o centro. Semana passada quando conversei com ele, ainda na capital paulista, estava disposto a comprar uma moto e deixar o “busão” de lado.
 
 
Confira abaixo as frases das 32 seleções:


África do Sul: Uma nação, orgulhosamente unida sob um arco-íris


Alemanha: Na estrada para ganhar a Copa!


Argélia: Estrela e a lua crescente com um objetivo: Vitória!


Argentina: Última parada: a glória


Austrália: Ouse Sonhar, Avance Austrália


Brasil: Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!


Camarões: Os Leões Indomáveis estão de volta


Chile: Vermelho é o sangue do meu coração, Chile campeão


Coreia do Norte: 1966 de novo! Vitória para a Coreia do Norte!


Coreia do Sul: Os Gritos dos Vermelhos, República da Coreia Unida


Costa do Marfim: Elefantes, vamos lutar pela vitória!


Dinamarca: Tudo o que você precisa é uma seleção dinamarquesa e um sonho


Eslováquia: Façam tremer o gramado verde! Vamos Eslováquia!


Eslovênia: Com 11 corações valentes até o fim


Espanha: Esperança é meu caminho, vitória é meu destino


Estados Unidos Vida, Liberdade e a busca pela Vitória!


França: Todos juntos por um novo sonho em azul


Gana: A esperança da África


Grécia: A Grécia está em todos os lugares!


Holanda: Não tema os cinco grandes, tema os 11 laranjas


Honduras: Um país, uma paixão, 5 estrelas no coração!


Inglaterra: Jogando com orgulho e glória


Itália: O nosso azul no céu africano!


Japão: O espírito Samurai nunca morre! Vitória para o Japão!


México: É hora de um novo campeão!


Nigéria: Super Águias e supertorcedores, estamos unidos


Nova Zelândia: Chutando ao estilo Kiwi


Paraguai: O leão Guarani ruge na África do Sul


Portugal: Um sonho, uma ambição... Portugal campeão!


Sérvia: Joguem com o coração, liderem com um sorriso!


Suíça: Vamos, Suíça!


Uruguai: O sol brilha sobre nós! Vamos, Uruguai

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...