Coisas de Destaque

“Se você não for cuidadoso os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as que estão oprimindo” (Malcolm X – 1925-1965)

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” (Joseph Pulitzer – 1847-1911)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Humor e Empregos

Um empresário recebe um pedido para recomendar um ex-empregado baiano (meio preguiçoso sabe, coisa muito difícil de acontecer).
Não soube muito bem o que responder pois não queria mentir, e por outro lado, se dissesse a verdade, colocaria o antigo funcionário em uma situação complicada. Depois de muito pensar, escreveu a recomendação:
“Você terá muita sorte se conseguir que ele trabalhe para você.” 



 Hoje, o desemprego no mundo é o maior registrado na história”. A frase é de Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que anunciou que a cifra de desempregados no mundo chegou à maior marca de todos os tempos, chegando a 211 milhões de pessoas, enquanto a geração de postos de trabalho manteve-se estagnada há mais de dez anos.
O relatório (aqui, no Terra, em espanhol) diz  que, se durante 1998, no mundo em desenvolvimento, para cada 100 pessoas, havia 63 postos de trabalho,  em 2008 e 2009 o número foi reduzido para 62. Esta “pequena mudança”, em escala mundial, significa, em relaçao a população total, dezenas de milhões de desempregados.
Na América Latina, onde o Brasil tem grande peso, a relação emprego / população cresceu para 61% em 2008, em comparação com 58% em 1998. Em  em 2009, com a crise, isso se reduziu, mas em 1 ponto percentual.
Daquela época para cá, a derrota política dos governos neoliberais no continente foi o que provocou esta queda.
A ONU destacou alguns avanços na  América Latina, como a porcentagem  da populaçãoque vive enfavelas, que se reduziu  de 34 por iento en 1990 para 24% em 2010. Destacou, ainda, que aqui houve avanço na taxa de mortalidade materno-infantil e avanços na igualdade de gêneros.
Enquanto a ONU registra esta crise mundial, a criação de empregos é recorde no Brasil.
Mas isso não sensibiliza a mídia, porque quase ninguém publicou isso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...