Coisas de Destaque

“Se você não for cuidadoso os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as que estão oprimindo” (Malcolm X – 1925-1965)

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” (Joseph Pulitzer – 1847-1911)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A realidade transforma o noticiário em pó

 

Por Clovis Campos

Quando a realidade expõe o voluntarismo
A coisa mais desconcertante para uma estratégia política é o “voluntarismo”. É o acreditar nas próprias construções teóricas, ignorando a realidade que se dá à sua frente.
A mídia esmerou-se e o mês de abril foi pródigo na demonstração da incompetência de Dilma. O fogo foi tão cerrado que até Kotscho acreditou e, pior, avalizou.
Sai a Vox Populi, ela sobe cinco e Serra cai três pontos. A diferença cai oito pontos num mês.
Faltou combinar com os russos!
Perplexidade, não há adjetivo melhor para as oposições, e, para os que a levaram a sério.
Às oposições, uma sugestão- “Back to the British Museum”, ou melhor ao de Leningrado, para conhecer as teses de Lênin sobre os males de acreditar na própria performance.
Fernando Rodrigues dá bem a medida dessa perplexidade que o voluntarismo traz.
“Por que Dilma subiu de 33% para 38% no Vox Populi e Serra caiu de 38% para 35%?[...]
Numa avaliação inicial, a petista parecia ter ido pior do que o tucano. Titubeava mais nas respostas, sempre longas, prolixas…
O fato é que, agora, o Vox Populi mostra que os eleitores tiveram uma avaliação diferente do que mostrava o senso comum nas análises gerais…
A pesquisa Vox Populi também corrobora a tese de Lula de que a saída de Ciro Gomes (PSB) da disputa acabaria ajudando o PT…
E, por fim, a outra teoria lulista da polarização PT X PSDB vai se tornando cada vez mais uma realidade
Esta é a primeira vez nesta corrida eleitoral que Dilma aparece numericamente à frente de Serra.
O levantamento também apurou que 75% dos eleitores dizem conhecer bem José Serra. No caso de Dilma, 56% a conhecem bem. O percentual de Marina é 33%.
Ou seja, os dados da Vox Populi captaram os efeitos dos comerciais de 30 segundos do PT ao longo da semana, mas não o programa mais longo, de 10 minutos, que o partido divulgou na quinta-feira (13.maio.2010) à noite em rede de rádio e TV.”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...